Da Costa

Da Costa é um sobrenome de origem portuguesa e significa “costela”.



Origem e significado do sobrenome da Costa



“da Costa” ´um sobrenome de tem origem portuguesa, vindo de um termo em latim que significa “costela”, ou “aquele que veio da costa”, “que vive junto à costa”.



Há historiadores que defendem que o sobrenome tem origem no termo grego “kosta”, que se trata de um diminutivo da palavra búlgara “konstantin” (o mesmo que Constantino no idioma português), que quer dizer “pessoa de natureza constante” ou “aquele que é perseverante”.



Também há fontes que apontam a origem do sobrenome “da Costa” devido ao apelido recebido pelas famílias que residiam em regiões litorâneas, o que lhe daria uma origem toponímica. Por ser um sobrenome relacionado a regiões costeiras, o mais provável é que exista mais de uma ramificação da família “da Costa”, não sendo todas vinda de um mesmo antepassado.



Uma das primeiras pessoas conhecidas a usarem esse sobrenome, de acordo com registros históricos encontrados, foi Nicolau Kosta, que consiste em um sobrenome variante de “da Costa”. Já o uso do sobrenome “da Costa” com a grafia mais comum nos dias atuais pode ter sido usado pela primeira vez por Gonçalo da Costa. Além dessa variação na grafia, o sobrenome também é encontrado na forma “Costa”, sem o uso da preposição “da”.



De acordo com registros encontrados, também é possível que a primeira família a usar esse sobrenome habitava em Portugal no século XIII. Essa família pertencia à nobreza portuguesa e teve o solar na Quinta da Costa, comarca de Guimarães.



Com o passar do tempo, o sobrenome “da Costa” se espalhou pela Europa, primeiramente na Itália e Espanha. Em seguida, se espalhou pelo mundo por conta da imigração, chegando também em países da Américas, como Argentina e Brasil.



O brasão pertencente à família “da Costa” é formado por um escudo na cor vermelha. Sobre ele há representados seis ossos de costelas prateadas, que se encontram alinhadas em três faixas. Já o timbre é formado por duas costelas cruzadas. Fontes também indicam que o é possível que não são ossos presentes no brasão, mas se tratam, na verdade, de um tipo de faca usada por sapateiros, que tem uma lâmina curva e sem ponta.



Entre as pessoas conhecidas com o sobrenome “da Costa” está a cantora brasileira Elis Regina carvalho da Costa (1945 – 1982).



Numerologia do sobrenome da Costa



Expressão do destino: O sobrenome “da Costa” recebe o número 4, o que define alguém que adora compartilhar tudo com as outras pessoas, esperando receber o mesmo comportamento em troca. Por ser uma pessoa muito curiosa e que tem dificuldade de controlar a mania de falar, pode passar uma imagem de fofoqueira.



Desejo do coração: O sobrenome “da Costa” recebe o número 7, o que apresenta uma pessoa amável e que tem uma grande criatividade. Além disso, é curiosa e está sempre de alto astral. Não é de guardar os sentimentos e detesta





Outros Nomes: Horus | Maryanne | Cláudio | Alef | Ada | Benício | Mitsrael | Caiubi | Latasha | Ibrahim |