Cabral

Cabral é um sobrenome de origem portuguesa e significa “local onde as cabras pastam”.



Origem e significado do sobrenome Cabral



Cabral é um sobrenome que pode ter a sua origem relacionada à palavra espanhola “cabrales”, que veio do latim “capra” e significa literalmente “cabra”. Por isso, a tradução do sobrenome pode ser entendida como “local onde as cabras pastam” ou mesmo “pessoa que habita em região que há cabras”.



O sobrenome Cabral pode ter associação com as pessoas que trabalhavam com o pastoreio de cabras. Nesse caso, é considerado como sendo um toponímico, pois se refere a uma região que era habitada por muitas cabras. As cabras foram animais importantes durante a Idade Média, sendo amplamente usado para a produção de carne e leite.



Outra das possíveis origens é que o sobrenome Cabral tenha relação com Cabraes, que se refere a lugares de honra na corte portuguesa, sendo considerado um sobrenome tradicional em Portugal.



Há indícios de que o primeiro portador do sobrenome Cabral seja Pedro Anes Cabral, que viveu durante o século XIII e foi reposteiro-mor do rei D. Afonso III, rei que conquistou o Algarve, última parte do território arrebatada aos mouros.



A primeira pessoa da qual se tem o registro com esse sobrenome foi Aires Cabral, que viveu durante o reinado de D. Dinis, um dos primeiros reis de Portugal. Ele foi o senhor de várias terras, entre elas Belmonte.



O brasão da família Cabral é de cor prateada e apresenta duas cabras púrpuras, uma acima da outra. O timbre é formado por uma cabra sobre o escudo e um elmo prateado. Já o brasão pertencente à família Cabrales das Astúrias de Galícia possui um brasão dourado, com duas cabras empinadas e comendo as uvas verdes de uma videira.



Cabral é um sobrenome muito conhecido no Brasil, fazendo parte da história do país. Uma das pessoas mais conhecidas que levaram esse sobrenome está Pedro Álvares Cabral (1467 – 1520), que entrou para a história como o primeiro europeu a chegar ao Brasil, no ano de 1500.



O político e jornalista Sérgio Cabral Filho (1963 -) foi preso durante a Operação Lava Jato em 2016, acusado de diversos crimes de corrupção.



Numerologia do sobrenome Cabral



Expressão do destino: O sobrenome Cabral recebe o número 1, o que demonstra uma pessoa ambiciosa e que possui uma grande capacidade intelectual. As pessoas com esse sobrenome buscam sempre realizar aquilo a que se propõe da melhor maneira que lhes é possível.



Desejo do coração: O sobrenome Cabral recebe o número 2, representando alguém que gosta de estar junto á família e rodeado de amigos. Possui uma personalidade tranqüila e tem necessidade de afeto.




Outros Nomes: Eraldo | Calais | Luiz Felipe | Marlene | Gael | Magalhães | Francine | Maysa | Camile | Céu |