Brasil

Brasil é um sobrenome que, como você possa ter imaginado, ele não é de origem brasileira. Este sobrenome veio de fora do país, assim como vieram os colonizadores e os membros da família, e aqui ganharam morada. Assim o sobrenome Brasil tornou-se um dos mais populares do país xará. 



Não se sabe exatamente de onde provém o sobrenome, o que se tem registro é que pode ser de origem irlandesa, do Condado costeiro de Wexford. Deste modo, a palavra “Brasil” derivaria de “Breasail”, que quer dizer “o que intervém na briga”. Também existe a possibilidade de que o sobrenome Brasil seja de origem portuguesa. Pois quando os portugueses chegaram ao nosso país, encontraram na mata amazônica uma grande árvore com um tom cor de brasa, que tingia as roupas e mantos. Então, como sendo uma derivação do nome desta árvore, que chamaram de Pau-Brasil, começaram as pessoas a serem nomeadas com tal sobrenome.



Também existem outros vocábulos, em outras línguas, variantes para a palavra, que são: Brasille, Bersil, Brisilli, Brasili, Brazil, Brassell e Brazel. Em nosso país, a configuração aportuguesada ficou “Brasil”.



Os registros mais antigos de pessoas que usaram o sobrenome Brasil são de John Braseile, Thomas Brasil e Hannah Brassell. Em nenhum dos três sobrenomes as formas se escrevem igual, pois na época as pessoas recebiam sobrenomes apenas para identificação e uma forma de alusão ao local e ao trabalho que exerciam. Era dessa forma que elas seriam reconhecidas nos locais aonde chegariam, podendo dessa maneira deixar a seus descendentes os benefícios que haviam conquistado.



Em nosso país, os integrantes que deram origem à Família Brasil foi o senhor Anacleto José Gonçalves e a senhora Thomásia da Silva.  Do matrimônio destes nasceram os filhos João Thomaz da Silva, em 1824, que posteriormente incluiu o sobrenome Brasil ao seu nome, devido a um comerciante.



O Senhor João Thomaz da Silva Brasil casou-se e formou uma família com doze filhos, gerando assim sua larga descendência. Alguns de seus filhos vivem até hoje em Rincão do Brasil – antigas terras da família Pavão, que se chamava Passo Raymundo, mas que recebeu este nome em homenagem ao fundador da família. O senhor João Thomaz Brasil viveu em Rincão Brasil, com os filhos e netos, pois sua esposa já havia falecido, até sua morte, no dia 15 de junho de 1904, quando já tinha oitenta anos de idade.



É importante destacar aqui que, nem todos os brasileiros com o sobrenome Brasil são de linhagem do senhor João Thomaz da Silva Brasil, pois na época chegaram ao país muitos estrangeiros também com o mesmo sobrenome.




Outros Nomes: Felipe Gabriel | Aziz | Asenate | Esdras | Thomas | Luna | Margarida | Flora | Suleiman | Chris |