Albuquerque

Albuquerque é um sobrenome de origem portuguesa e quer dizer “carvalho branco”.



Origem e significado do sobrenome Albuquerque



Albuquerque é um sobrenome português e tem o significado de “carvalho branco”. Esse sobrenome foi formado através da união do termo em latim “albus”, que quer dizer “branco” ou “alvo”, junto ao termo “quercus”, que traz o significado de “carvalho”.  O motivo para a árvore ser era chamada dessa forma é porque o tronco do carvalho possui uma cor clara quando a sua casca se solta. Isso teria feito com que os romanos as batizassem de “albus quercus”, o que posteriormente deu origem ao sobrenome Albuquerque.



Fontes também indicam que também é possível que o sobrenome tenha uma origem árabe, devido ao prefixo “al”, o que pode ser notado em outros sobrenomes portugueses, como no caso de Almeida e Alcântara, por exemplo. Também há a teoria de que o sobrenome pode ter vindo do árabe “al burquq”, que significa “ameixa”.



Ao final da Idade Média, a família que levava o sobrenome Albuquerque residia na Península Ibérica. Com base nos registros encontrados, a família Albuquerque portuguesa descende de D. João Afonso Telo de Meneses, que foi o senhor do castelo e da vila de Albuquerque.



Apesar da origem portuguesa, o sobrenome Albuquerque também se tornou importante na Espanha, espalhando-se posteriormente para o mundo. Nos EUA, por exemplo, os descendentes de espanhóis deram o nome de Albuquerque a uma cidade que fica localizada no Estado do Novo México.



Há também a possibilidade de que Albuquerque seja um dos sobrenomes que foram escolhidos pelos judeus que residiam em Portugal e também na Espanha para fugir da perseguição religiosa da qual eram vítimas.



Os primeiros integrantes da família Albuquerque no Brasil começaram a chegar a partir do século VXI, instalando-se na região Nordeste do país, principalmente em Pernambuco. Ainda hoje ela continua a ser considerada uma das famílias mais tradicionais da região.



O brasão da família Albuquerque é formado por um escudo dividido em quatro partes, sendo a primeira e a quarta de cor prateada, apresentando cinco pequenos escudos de cor azul posicionados em forma de cruz, cada um deles com cinco flores campestres. Já o segunda e terceira partes do escudo são de cor avermelhada, contendo cinco flores-de-lis cada.



Numerologia do sobrenome Albuquerque



Expressão do destino: O sobrenome Albuquerque recebe o número 11, o que revela pessoas que possuem as características de um líder. Agem de forma diplomática e são pacientes, inspirando a confiança das pessoas que estão à sua volta. Aqueles que carregam esse sobrenome geralmente são notadas por onde passam e gostam de receber atenção.



Desejo do coração: O sobrenome Albuquerque recebe o número 2, o que demonstra uma pessoa carinhosa, de mente aberta e que tem muito amor para dar. Apresenta a necessidade de ser compreendido e gosta de estar rodeado de pessoas queridas. É focado em seus objetivos e deseja ter alguém ao lado para compartilhar as suas conquistas.




Outros Nomes: Jeferson | Joelma | Asa | João | Yeva | Franclim | Valia | Thays | Gabriela | Neto |