Roberto

Este nome tem origem na palavra Hrodebert que é germânica e é a junção de duas palavras com a mesma origem, a primeira hruot que seria o mesmo de glória e da palavra berhto que significa afamado, brilhante. Este nome chegou a Inglaterra por causa dos normandos e substituiu o nome no inglês antigo, e também foi o nome de reis e duques franceses, Escocia e Normandia. No entanto, em Portugal, foram encontrados documentos datados dos séculos XIII e XIV com a grafia de Ruberte e na forma de Robertus logo após a Idade Média.   Um dos grandes nomes da história a carregar este nome é o Rei Roberto 1, Escócia, que viveu entre 1274 e 1329 e era conhecido como um dos maiores guerreiros de seu tempo por ser o líder da Escócia contra a Inglaterra. Já no Brasil, é o nome do cantor Roberto Carlos que é alcunhado de rei. O cantor é dos cantores mais conhecidos e celebres do mundo.   As pessoas conhecidas por este nome costumam ser famosas, brilhantes, além de trabalhadeiras e muito estudiosas, mas, também podem centralizar tudo em si próprias, ou seja, quando ocupam um posto de chefia, não sabem como dividir tarefas ou responsabilidades. São pessoas ideais para termos ao lado, sabem como ninguém a resolver um problema ou aconselhar, contudo, quando o foco muda de lugar, eles se perdem completamente, isso acontece por que preferem resolver seus próprios problemas com a cabeça fria. Uma boa atitude que pode ajudar a melhorar sua situação é parar com o medo de errar e perceber que é com os erros que aprendemos alguma coisa.   Seu número de alma é o oito e isso mostra uma pessoa que tem muita afinidade com as vibrações espirituais e terrenas, sem mencionar o fato de serem extremamente organizados e também, controladores, mas, também são muito afetuosos e carinhosos.   Seu número de aparência é o quatro e isso indica uma pessoa dona de uma força de vontade incrível, sem mencionar a persistência e sua obstinação quando querem algo. Também são pessoas muito sérias e super decididas.   Seu número do destino é o três e nos deixa claro uma pessoa que deseja o sucesso de maneira criadora, ou seja, através de sua criação, seja pela música, dança, pintura ou canto, porém, precisam atentar no quesito financeiro já que não conseguem encarar o dinheiro com tanta seriedade e por isso, acabam não se preocupando com isto.   Nota: As características acima descritas, a numerologia são informações resumidas que podem varias de individuo para individuo. A numerologia costuma fazer estudos aprofundados mediante ao nome completo e mais alguns dados pertinentes ao assunto.  



Como sobrenome



Roberto é um sobrenome se origem germânica e significa “famoso e glorioso”.



Origem e significado do sobrenome Roberto



Roberto é um sobrenome de origem germânica que significa “pessoa que a glória tornou famoso” ou “famoso e glorioso”. O nome Roberto vem do termo germânico “Hrodebert”, que é formado pela união dos elementos “hruot”, que quer dizer “glória” e “bertho” que significa “brilhante” ou “famoso”.



Na Antiguidade, uma pessoa famosa a levar esse nome foi o rei escocês Roberto I, que se destacou por ser considerado como um dos mais corajosos guerreiros da época. Ele viveu de 1274 a 1329.



Esse nome chegou à Inglaterra após a conquista normanda e passou a ser usado como substituto do nome em inglês antigo “Hreodberorth”, denominando inclusive reis e duques em alguns países europeus.



A forma usada em Portugal nos séculos XIII e XIV foi “Ruberte”, enquanto que na Idade Média surgiu como “Robertus”.



No Brasil, o uso de Roberto como sobrenome não é muito comum, sendo mais fácil ser encontrado como um nome próprio. Por esse motivo, é comum exister uma confusão com o sobrenome, já que é facilmente confundido como se tratando de um nome próprio.



Entre as celebridades brasileiras com esse nome está o cantor Roberto Carlos. Ele foi o precursor do movimento musical conhecido como “Jovem Guarda” e foi apelidado do “Rei”. De acordo com dados disponíveis, é o cantor que mais vendeu discos na história do país.



Numerologia do sobrenome Roberto



Expressão do destino: O sobrenome Roberto recebe o número 5, o que apresenta uma pessoa que, quando coloca alguma coisa na cabeça, dificilmente irá mudar de ideia. A sua teimosia é a sua marca registrada e, por esse motivo, muitas vezes é considerado como sendo um “cabeça dura”. Sabe bem o que quer da vida e procura os caminhos mais fáceis para alcançar o que acredita que lhe é de direito.



Desejo do coração: O sobrenome Roberto recebe o número 3, definindo uma pessoa que deseja viver da maneira mais confortável possível, sem precisar se preocupar com grandes questões. É alguém que fala abertamente do que sente e espera que as outras pessoas tenham a mesma atitude. Não é de se meter em intrigas e fofocas, pois não tem muito interesse em bisbilhotar a vida alheia. Quando não consegue conquistar a pessoa amada, sofre imensamente, pois não aceita ser rejeitado.



Outros Nomes: Andrelina | Joseane | Fagner | Maria Vitória | Marana | Guida | Richard | Latasha | Andressa | Lorenzo |