Pacheco

Pacheco é um sobrenome de origem portuguesa e significa “aquele que provém da Espanha”.



Origem e significado do sobrenome Pacheco



Pacheco é um sobrenome que tem origem em Portugal, que vem do latim “Pacheico” e significa “aquele que provém da Espanha”. De acordo com documentos datados do século XV, a primeira pessoa a receber esse sobrenome foi Fernão Jeremias Pacheco, fidalgo que viveu na mesma época de D. Henrique. Fernão Pacheco foi o responsável por defender o castelo de Celorico em nome do rei D. Sancho II.



Fontes encontradas e que também indicam que o sobrenome Pacheco consiste em um toponímico, já que vem de uma cidade portuguesa chamada Pacheca.



Entre as variantes do sobrenome Pacheco é possível encontrar “Pacheico” e “Paxeco”, apesar de serem bastante raros. Também há indícios que a origem desse sobrenome seja pré-romana, sendo Junio Pacieco o primeiro portador da versão mais antiga de Pacheco, que foi mandado para a Espanha pelo imperador romano Júlio César.



O brasão da família Pacheco corresponde a um escudo dourado, apresentando duas caldeiras em negro, uma sobre a outra. Em cada caldeira há três faixas em ouro e vermelho. As asas das caldeiras são formadas por alças em forma de serpentes. Há também outras versões do brasão, já que é possível que o sobrenome Pacheco apresente outras origens. O timbre consiste em duas cabeças de serpentes douradas, com os pescoços enrolados e uma de frente para a outra.



Entre as personalidades conhecidas com o sobrenome Pacheco está o ator e diretor Leopoldo Pacheco (1960 -), que fez sucesso interpretando o vilão Leôncio Almeida na novela Escrava Isaura.



Numerologia do sobrenome Pacheco



Expressão do destino: O sobrenome Pacheco recebe o número 6, o que aponta uma pessoa que deseja viver na mais completa paz. Não é de criar intrigas e nem confusões desnecessárias, buscando sempre o diálogo para resolver as desavenças. Às vezes pode se mostrar muito imaturo, mas sabe ser responsável quando julga necessário. É ótimo para guardar segredos e evita falar de assuntos desgastantes.



Desejo do coração: O sobrenome Pacheco recebe o número 3, o que revela alguém reservado e que gosta de analisar as situações por várias perspectivas. Possui um lado espiritual e tem uma ligação especial com a natureza. Gosta de estar ao lado das pessoas queridas e está sempre pronto para ajudar. Não suporta pessoas falsas e desleais. Não pensa muito em casamento, pois tem dificuldade com compromissos mais sérios.



Outros Nomes: Zulma | Arthur | Kira | Gaby | morfeu | Priscila | Martha | Leonardo | Wapasha | Malika |