Domingues

Domingues é um sobrenome de origem espanhola que significa “filho de Domingos”.



Origem e significado do sobrenome Domingues



Domingues é um sobrenome originário da Espanha e significa “filho de Domingos”. Esse sobrenome consiste em uma variação do sobrenome Dominguez, com “z” no final. Dominguez, por sua vez, vem de um nome próprio, sendo provavelmente o nome do fundador da família, o que faz com que esse sobrenome seja considerado um patronímico.



O nome Dominguez vem dos nomes “Domingo” ou “Domingos”, que traz o significado de “nascido no dia de domingo”. Os descendentes do senhor Domingos passaram a usar esse nome como apelido e, com o passar do tempo, se transformou em um sobrenome.



Por ter surgido a partir de um nome próprio, o mais provável é que apresente diversas origens, o que faz com que existam famílias com o sobrenome Domingues que não apresentam nenhum parentesco entre si.



O sobrenome Dominguez com “z” no final não é muito encontrado no Brasil, enquanto que Domingues com “s” é um sobrenome bem mais comum. Uma pessoa ilustre na antiguidade que recebeu esse sobrenome foi o Mestre Templário D. Joao Domingues, que viveu no século XIII.



A família Domingues não possui um brasão próprio pois, por ter vindo de um nome próprio, acabou passando por transformações ao longo do tempo. Porém, por ter a mesma origem que o sobrenome Dominguez, pode adotar o seu brasão.



O brasão é constituído por quatro quadrantes, sendo o primeiro e o quarto formados por listras brancas e vermelhas. O Segundo e terceiro quadrantes apresentam um fundo azul, cada um com a representação de três espadas. A borda é dourada e o brasão não possui um timbre.



Uma pessoa conhecida com o sobrenome Domingues é a ex-futibolista Milene Domingues (1979 -). O auge da sua fama foi quando se casou com o jogador de futebol Ronaldo, passando então a ser conhecida como “Ronaldinha”.



Numerologia do sobrenome Domingues



Expressão do destino: O sobrenome Domingues recebe o número 3, o que demonstra alguém que possui um forte senso de responsabilidade. É uma pessoa que gosta de se manter ocupada, buscando sempre alguma atividade para fazer, seja no trabalho, estudo ou mesmo lazer. A sua disciplina e facilidade de lidar com as pessoas faz com que sempre tenha sucesso naquilo a que se propõe realizar. Quem recebeu o sobrenome Domingues são admite covardia e é bastante exigente, o que pode torná-lo um tanto inflexível.



Desejo do coração: O sobrenome Domingues recebe o número 2, o que define uma pessoa que, em geral, é considerada conservadora e discreta. São pessoas que gostam de expressar os sentimentos e de ter a atenção de todos ao seu redor. Tem o desejo de conhecer o mundo, de preferência em companhia da pessoa amada. Porém, a sua mania de perfeccionismo pode acabar dificultando encontrar alguém que considere ideal, afetando o lado sentimental.



Outros Nomes: Leia | Raul | Nogueira | Bea | Phelan | Marana | Carneiro | Kailola | Vero | Marianna |