Couto

Couto é um sobrenome de origem portuguesa e significa “proteção”.



Origem e significado do sobrenome Couto



Couto é um sobrenome que tem origem portuguesa, vindo do termo em latim “cautum”, que quer dizer “proteção”, “defesa” ou ainda “lugar seguro”. Esse termo foi usado até o século IX para representar um lugar que fosse considerado seguro, o que faz do sobrenome um toponímico, pois tem origem para designar uma localidade. Esse termo também era usado para se referir a uma apreensão de bens ou uma multa.



Tanto o sobrenome Couto como o sobrenome Coutinho se referem a terras que foram privilegiadas por ordem dos reis portugueses. Porém, também existem fontes que apontam que a origem desse sobrenome tenha uma origem judaica, vinda das comunidades judaicas localizadas em Portugal e Espanha.



Historiadores acreditam que esse sobrenome tenha se originado a partir de um apelido. Em relação à primeira pessoa registrada com o sobrenome Couto foi Rui Gonçalves do Couto, também conhecido como o Babilão. Ele seria descendente de integrantes da família do ramo “da Maia”.



O brasão da família Couto é constituído por um escudo vermelho com um castelo prateado ao centro. O castelo está sobre águas ondulantes em azul.



Entre os famosos com o sobrenome Couto está a atriz e apresentadora brasileira Solange Couto (1956 -), cujo nome de batismo é Solange Couto dos Santos. A sua consagração como atriz veio através do papel de Dona Jura, interpretado na novela O Clone.



Outra personalidade com esse sobrenome foi o escritor português António Maria do Couto (1778 – 1843).



Numerologia do sobrenome Couto



Expressão do destino: O sobrenome Couto recebe o número 2, apresentando alguém bastante extrovertido e que gosta de estar em ambientes repletos de energia. Por esse motivo, é fácil encontrar pessoas com o sobrenome Couto em lugares agitados, como festas e baladas. Está sempre aberto a novidades e sabe aproveitar as oportunidades que surgem à sua frente. Gosta de trabalhar sozinho e detesta ser interrompido quando está concentrado em alguma tarefa. A sua capacidade de perceber os detalhes faz com que possa se dar bem em qualquer área que escolher.



Desejo do coração: O sobrenome Couto recebe o número 6, o que se refere a pessoas que tem uma capacidade intuitiva elevada. Apesar de não demonstrar muito, consiste em alguém que sabe compreender e valorizar o sofrimento alheio, buscando sempre ajudar discretamente. Precisam se sentir em liberdade para que possam trilhar da melhor forma o seu próprio caminho. Porém, quem recebeu esse sobrenome pode ter a tendência a ser bastante imaturo e se magoar com facilidade.



Outros Nomes: Maria | Jair | Dara | Moisés | Milene | Monique | Aysha | Orquídea | Rocha | Yelena |