Correia

Correia é um sobrenome de origem portuguesa e significa lugar onde há muitas corriolas”.



Origem e significado do sobrenome Correia



Correia é um sobrenome que, com base nas fontes disponíveis, apresenta duas origens diferentes. A primeira origem é portuguesa, trazendo o significado de “lugar onde há muitas corriolas”. Trata-se de uma espécie de planta comum em Portugal e que possui filamentos que se assemelham a correrias.  Por ter uma origem geográfica, é classificado como um sobrenome toponímico.



Outra teoria sobre a origem desse sobrenome é que tenha vindo da Espanha, onde era usado para designar pessoas que trabalhavam na fabricação e venda de correias de couro.



Há ainda uma lenda que diz que o sobrenome se originou em uma cidade portuguesa que estava sitiada pelos mouros, levando o povo a passar fome. Como consequência, foram obrigados a se alimentar das correias das próprias armaduras, o que fez com que ganhassem o apelido de “correias”.



Uma das primeiras pessoas a usar Correria como sobrenome foi Dominicus Menendi, que viveu no século XIII. A família Correia de Portugal surgiu a partir de Pulo Ramiro, um homem rico que viveu na mesma época que D. Henrique.



O brasão da família Correia é formado por um escudo de cor amarela com seis correias vermelhas, que estão entrelaçadas na diagonal. O timbre consiste em dois braços saindo do escudo, com mãos atadas por uma correia de cor vermelha.



Outro brasão pertencente a outro ramo da família é na cor vermelha, com uma ave negra ao centro. Há um pequeno escudo amarelo sobre a ave, com correias vermelhas trançadas. O timbre é formado por essa mesma ave, que possui uma correia vermelha saindo do seu bico.



Correia também pode ter surgido como uma variação de correio (mensageiro), como referência a mensageiros que traziam as mensagens atadas em tiras de couro. Entre as variantes do sobrenome Correia estão os sobrenomes Correa e Corrêa, que são menos conhecidas, principalmente no Brasil.



Uma pessoa famosa que recebeu uma das variações do sobrenome é o cantor Lucas Lucco (1991 -). Seu nome completo é Lucas Corrêa de Oliveira e, além de ser cantor, é compositor e já trabalhou como ator e modelo.



Numerologia do sobrenome Correia



Expressão do destino: O sobrenome Correia recebe o número 3, apontando uma pessoa que dificilmente se deixa intimidar por qualquer situação. Gosta de novos desafios e se adapta bem às mudanças. Apesar disso, pode ter dificuldade em dizer não, o que faz com que acabe acumulando mais atividades do que pode realizar. É preciso se policiar para não acabar se sobrecarregando demais, o que pode prejudicar a saúde física e mental.



Desejo do coração: O sobrenome Correia recebe o número 5, o que revela pessoas que desejam ter sucesso em todas as áreas da sua vida, batalhando incansavelmente para alcançar esse objetivo. Quem recebeu esse sobrenome tem certa dificuldade em lidar com sentimentos, o que faz com que aparente ser insensível. Porém, são ótimas em fazer as pessoas se sentirem bem ao seu lado, isso por sua maneira leve de encarar a vida.



Outros Nomes: Mozart | Ian | Tatiana | Gabriele | Cláudia | Cavalcanti | Valdirene | Sulamita | Rainhas | Baena |