Jujuba também é planta

 


Jujuba é o nome de uma planta da família das Ramnáceas, originária da Ásia
subtropical e encontrada no Brasil em áreas desde a Bahia até São Paulo.
A jujuba é um arbusto que se desenvolve melhor em climas quentes, mas pode
sobreviver em temperaturas abaixo de 0.
A etimologia de jujuba é zizyphon (gr.) e ziziphy (lat.).
Acreditou que sabia tudo sobre elas?
Pois é, a jujuba não é originalmente uma bala de goma e açúcar ou apenas isso.
Na China a planta vem sendo cultivada há mais de 4000 anos e o fruto é muito apreciado em sua forma natural, lá conhecido como tâmara de mel ou tâmara vermelha.
Os chineses consomem jujubas também desidratadas, defumadas e na forma de picles ou de confeito açucarado.
Na preparação do confeito a jujuba é primeiramente fervida em calda e depois posta para secar por dois dias. Fervura e secagem são repetidas mais duas vezes e a casca é retirada na última fervura e a fruta colocada em calda açucarada mais concentrada dando origem à jujuba melada.
Como o formato do jujuba chinês pode ser redondo ou alongado e quando em fase de amadurecimento muda de tons, variando do verde ao vinho até o marrom imagino que a semelhança tenha nomeado a goma açucarada de jujuba, ou quem sabe a zizyphon tenha chegado aqui em sua forma adocicada e depois tenha adotado um formato fantasia, a jujuba do nosso dia a dia.
Seu criador ou introdutor no Brasil, pode ter sido um oriental que aqui manteve um nome próximo do original ou talvez mesmo no original, já que não tenho idéia de como se pronuncia zizyphon corretamente em chinês.
Em algumas outras línguas o nome do doce é uma variação entre as palavras goma do guaragum (goma chinesa, versão vegetariana da gelatina de origem animal) e geléia.
Tanto planta quanto fruta têm propriedades medicinais e na China são indicadas para a falta de apetite, distúrbios do fígado, alergia de pele e dores em geral.
Esteticamente a jujuba é usada na forma de cremes, já que é rica em vitamina C e antioxidantes, para a hidratação da pele, prevenção do envelhecimento precoce, suavização das linhas de expressão e rugas.


 Ina Gracindo, Chef Cordon Vert (http://chefcordonvert.blogspot.com.br)