Os adolescentes precisam dormir mais, e até mais tarde

Adolescentes precisam dormir por mais tempo que os adultos..

shutterstock_102301492

" Deus ajuda a quem cedo Madruga". Este ditado, muito  lembrado por pais e avós para incentivar seus filhos ou netos a levantar cedo da cama,  pode não estar tão correto assim.  Pelo menos quando são ditos para os adolescentes. Muitas vezes tidos como preguiçosos, pela dificuldade de acordar cedo pela manhã, os jovens sofrem uma alteração em seu relógio biológico durante a puberdade que faz com que tenham sono mais tarde e, consequentemente, demorem mais para levantar da cama do que os outros membros da família.

Mas não é só isso.  Durante esta fase da vida, as pessoas precisam de mais horas de sono. Um adulto precisa dormir cerca de 8 horas por dia. Já o adolescente precisa de 9 horas e meia, em média. É preciso ficar atenta, pois o sono é coisa séria. Sua privação pode trazer consequências importantes para o seu filho.

A falta de sono limita a capacidade de aprender, escutar, se concentrar e de resolver problemas. A pessoa mal dormida pode até esquecer informações importantes tais como nomes, números e datas importantes (como provas, aniversário da mãe (!) etc.). Pode levar a comportamentos agressivos e inapropriados, como gritar com um amigo, ou ser impaciente com professores e familiares. Pode aumentar os efeitos do álcool, e aumentar o uso de cafeina e  nicotina (fumar mais). Pode ainda contribuir para acidentes por causa da sonolência, principalmente os automobilísticos.

Se o seu filho está com dificuldade de acordar cedo para ir para a escola, ou vem tendo um rendimento acadêmico ruim, talvez seja uma boa ideia trocar o turno de estudo para a tarde, para que ele possa dormir as 9 horas e meia e ir mais descansado para a aula. Dormindo mais, qualquer pessoa, não apenas o adolescente, rende mais em suas atividades, melhora a memória e também o humor. Feliz, como vimos,   é quem dorme até acordar.
Tags relacionadas: , ,