O que deve ser evitado durante a gravidez?

Conheça alguns dos produtos que não devem ser usados durante a gestação.

shutterstock_111643082
As mulheres precisam tomar diversos cuidados especiais para ter uma gestação saudável e garantir o melhor para seu bebê. Por isso, alguns itens devem ser evitados, para que a criança não sofra nenhum problema, nem durante a gravidez e nem ao nascer. A lista de alimentos e produtos que não devem ser usados é grande, e muitas mulheres acabam ficando na dúvida sobre o que causa perigo a elas e ao feto.

Antes de mais nada, é importante lembrar que qualquer dúvida que você tenha, deve sempre ser perguntada ao seu médico. Ele poderá passar todas as informações necessárias sobre a sua pergunta e poderá lhe indicar o que fazer.

Se você tem o hábito de fumar, então é importante que tente parar imediatamente. A maioria das pessoas sabem que o cigarro é extremamente prejudicial ao bebê, mas devido ao vício, não conseguem parar. O fumo dificulta a chegada do oxigênio para o feto, o que faz com que ele cresça mais devagar e ganhe menos peso. Por isso, é importante tentar de todas as formas possíveis, ficar longe dos cigarros, e também procurar se afastar quando outra pessoa estiver fumando. Exercícios de ioga podem ser excelentes para ajudar nesta tarefa.

O álcool é outro item que deve ser evitado. Ele atravessa a placenta e aumenta os riscos de aborto espontâneo, afetando também a saúde do bebê, podendo então causar problemas de coração e distúrbios comportamentais. Quando for sair com os amigos, o melhor é optar por bebidas não alcoólicas e garantir uma gestação saudável. Além do álcool, existe ainda a cafeína, que segundo médicos e pesquisas, também deve ter seu consumo evitado, pois ela também pode prejudicar a gravidez e a saúde do bebê.

Se você costuma tomar remédios para dor de cabeça ou outro problema, é extremamente importante consultar o seu médico para saber se este medicamento está autorizado durante a gestação. Ele poderá ainda responder as dúvidas sobre quais os outros itens que devem ser evitados.
Tags relacionadas: