Ensine aos seus filhos a economizar energia

Veja como você pode ensinar as crianças a gastarem menos energia elétrica.

shutterstock_160360715
Economizar energia nem sempre é uma tarefa  fácil, principalmente se você possui crianças em casa. Elas não tem tanta noção dos problemas que o consumo exagerado de energia elétrica pode causar, por isso, cabe aos pais ensinar como economizar com algumas atitudes simples.

Para começar, é importante contar aos seus filhos quais os motivos pelos quais eles devem economizar energia. Explique que esta economia pode ajudar a salvar o planeta e a preservar os nossos recursos naturais. Tem ainda a conta de luz, que pode ter seu valor bem reduzido se vocês gastarem menos energia elétrica.

São itens simples que podem favorecer para a economia, e você pode escrever estas ações em papéis coloridos e colar pela casa, assim fica mais fácil deles lembrarem. Faça com que eles se acostumem a desligar a luz e os aparelhos eletrônicos quando saírem do cômodo, não deixar a porta da geladeira aberta, e deixar as janelas abertas durante o dia para poder aproveitar a luz solar, ao invés da luz elétrica.

O ar condicionado também pode ser utilizado com menos frequência. Tente fazer com que eles se acostumem a usar o aparelho somente para dormir, e durante o dia, procure dar preferência para todas as janelas da casa abertas para que o local fique mais ventilado e agradável.

Você pode ainda reservar alguns momentos para levar os seus filhos para brincarem fora de casa, deixando todos os aparelhos desligados e sem consumir energia. Com o tempo, as crianças irão se acostumar com estas atividades, fazendo o consumo e a conta de luz da sua casa diminuir bastante, o que irá beneficiar o planeta e também o seu bolso.