Dicas para melhorar o comportamento dos seus filhos

Veja o que você pode fazer para evitar que as crianças tenham mau comportamento.

shutterstock_136711373
Educar crianças não é fácil, principalmente quando elas agem com teimosia. É preciso estipular alguns limites para que elas aprendam que nem tudo é permitido. Isso influencia até mesmo na maneira como elas se comportam quando se tornam maiores. Mas existem algumas atitudes que podem ajudar a fazer com que elas pensem bastante antes de ter algum mau comportamento.

O mais importante é ensinar o seu filho a respeitar. Deixe bem claro que é ótimo que ele demonstre os seus sentimentos, desde que isso seja feito sempre com respeito. Ensine que gritar nunca é a solução adequada, que o melhor é conversar calmamente, deixando que ele explique a opinião dele sobre determinado assunto. Se ele quer dormir um pouco mais tarde, por exemplo, deixe ele falar os motivos para isso, mostrando que o diálogo vale mais a pena.

É necessário estabelecer limites e regras, para isso, você pode fazer uma lista com horários específicos para cada atividade, por exemplo. Escolha um local da casa, e pendure um cartaz com a hora das refeições, do estudo, e de dormir, assim, com o tempo ele se acostumará com essa rotina e será mais difícil querer discutir por esses motivos.

Ao invés de se preocupar em castigar seu filho, você pode pensar em maneiras de recompensá-lo quando ele tiver um bom comportamento. Dessa forma, você estará influenciando ele a não ter nenhuma atitude errada, e as brigas acontecerão com bem menos frequência. Mas isso não significa que deve enchê-lo de doces toda vez que ele fizer algo correto. Você pode, por exemplo, elogiar quando ele arrumar o quarto.

Seja claro em todas as regras e limites que devem ser respeitados, e isso irá evitar que seu filho queira criar discussões sobre assuntos do dia a dia. É importante cuidar para que o respeito aconteça não só dentro de casa, como também fora, em qualquer lugar que ele tenha que conviver com as pessoas.