Cuidados especiais com as crianças durante o calor

Veja o que é preciso fazer para cuidar da saúde e da pele dos seus filhos no calor.

shutterstock_107065001
Em dias de calor, é sempre necessário beber bastante água e utilizar protetor solar.  Mas com as crianças, esse cuidado tem que ser redobrado, pois elas brincam e correm o tempo todo, e possuem tendência a suar muito. Por isso, em dias de calor, elas acabam perdendo mais líquido. Portanto, os pais precisam se certificar de que elas bebam bastante líquido e protejam a pele do sol.

Durante as brincadeiras, as crianças ficam tão distraídas que nem se preocupam em beber água. É dever dos pais prestar atenção, caso contrário elas podem acabar até mesmo ficando desidratadas. Se seu filho ainda for um bebê, então o cuidado tem que ser maior ainda, já que eles ainda não possuem a capacidade de falar quando estão com sede. Se você ainda estiver amamentando o seu filho, você não pode esquecer de beber  bastante água também.

Ao passear com as crianças, é importante escolher com critério os tipos de roupas que elas usam. Dê preferência para roupas leves e frescas, e se for possível, procure também fazer com que elas utilizem um chapéu para proteger a cabeça do sol.

Um dos principais cuidados que se deve tomar é relacionado ao protetor solar. A pele das crianças é mais sensível que a dos adultos, por isso, se elas forem ficar em algum lugar aberto, é importante não esquecer de passar o protetor solar no corpo delas, principalmente no rosto. O efeito do produto será melhor ainda se você o passar 20 minutos antes de sair de casa. Mas antes de escolher o protetor solar e utilizá-lo em seu bebê, é fundamental perguntar ao médico pediatra qual o tipo de protetor, em quais partes do corpo você pode passar.

No caso de precisar sair de carro, não deixe as crianças sozinhas dentro do veículo de maneira nenhuma, mesmo que o tempo não esteja tão quente. Além de ser perigoso deixar crianças desacompanhadas, por causa da violência, elas costumam ficar com calor muito rápido, fazendo com que a temperatura faça mal para a saúde, sejam crianças pequenas ou bebês. Em caso de viagens, deixe as janelas abertas ou utilize o ar condicionado. Não se esqueça de levar também uma garrafinha de água para hidratar seus filhos durante o trajeto.