Como estimular as crianças a estudar

Veja o que pode fazer para que seus filhos se sintam mais estimulados para estudar.

shutterstock_156875522
Fazer as crianças se esforçarem para estudar pode ser uma tarefa bem difícil para algumas mães. Muitos deles deixam de fazer os deveres de casa, e não se importam tanto em prestar atenção nas aulas. Mas, existem algumas atitudes dos pais que podem ajudar a mudar esta situação.

Para evitar a falta de interesse dos seus filhos, o mais importante é estimular o aprendizado desde cedo. A leitura de livros é uma atividade muito indicada para todas as crianças, por isso, procure fazer com que seu filho se habitue com os livros desde bem pequeno. Crianças costumam gostar de livros com desenhos e ilustrações, e o ideal é que você sente para ler com ele, não apenas o deixe ler sozinho. Sua companhia é importante para eles aproveitarem melhor o momento, e você também pode ajudar caso ele tenha alguma dúvida.

Manter uma rotina de estudos também é outra indicação. Estabeleça um horário para seu filho estudar e fazer os deveres de casa, dessa forma ele irá se acostumar e saberá que aquele momento é específico para focar nos exercícios escolares. Deixe bem claro que ele só deve brincar ou fazer outras atividades após o fim deste horário.

Acompanhar como as crianças estão indo na escola é importante, mas ficar perguntando pelas notas delas pode não ser uma alternativa boa. Experimente conversar e perguntar sobre o que elas estão aprendendo no momento, assim você pode avaliar se elas realmente estão prestando atenção nas aulas e no conteúdo que está sendo passado.

Se você notar que mesmo assim seu filho não está tendo um bom desempenho escolar, tire um tempo para sentar com o professor dele e tentar descobrir qual o motivo que tem atrapalhado o seu aprendizado. Se for preciso, seu filho também pode acompanhar essa conversa e opinar sobre quais são os fatores que fazem com que ele não se mantenha tão interessado. Desta maneira, você vai ter a possibilidade de fazer adaptações na rotina de estudo dele, que o deixem mais motivado com os assuntos escolares.