Olho grego

Significado do símbolo Olho grego

O olho grego é uma tradição de origem turca. Trata-se de um amuleto ou talismã que também é conhecido como olho turco e que ganhou fama com o nome de olho grego por ser algo presente também na cultura da Grécia e que chegou a outras partes do mundo a partir do país. Na época do chamado Império Otomano, que tinha sua sede onde hoje é a Turquia, a Grécia fazia parte do território, mantendo-se assim do século XV ao século XIX, e por isso muito da cultura turca foi incorporada pelos gregos, incluindo o chamado olho turco.



O olho grego também é chamado de Nazar, e é uma pedra que acredita-se ter o poder de afastar o mau olhado. Na Turquia ele é uma tradição muito comum, podendo aparecer junto com uma ferradura, símbolo de boa sorte. Muitas mães no país tem o costume de utilizar o olho próximo dos bebês e crianças, afim de trazer-lhes proteção.



De um modo geral o olho grego simboliza boas vibrações, proteção, paz, harmonia, saúde, energia positiva, proteção divina, entre outros. Acredita-se que ele absorve o mau olhado e as energias negativas de um ambiente, servindo para limpar o espaço onde se encontra







O olho grego geralmente aparece em forma de uma gota, com uma superfície plana tendo em seu centro alguns círculos dispostos de modo a lembrar um olho com o glóbulo ocular, a íris e a pupila.  Pode ser usado como colar, pulseira, brinco, tornozeleira, num ornamento para uma porta, janela, no local de trabalho, no carro, em telefones celulares, pode-se utilizá-lo pendurado em uma varanda ou numa árvore no quintal.



Na maioria das vezes o olho grego é feito de vidro e aparece na cor azul escuro, sendo que os círculos em seu centro tem tons azuis mais claros bem como a cor branca. De acordo com as tradições turcas a cor azul do olho grego foi escolhida por ser uma cor rara de se encontrar entre a população turca, o que aumenta o seu encanto e sua atração entre o povo; a cor azul também seria uma cor símbolo de mau olhado. E se o vidro do olho for quebrado ele deve ser substituído, pois quando não está em perfeitas condições, de acordo com a tradição, ele perde todo o seu poder.



A tradição do olho grego é muito antiga, remontando ao Antigo Egito e a Babilônia. Segundo o costume milenar o olho grego também é usado por simbolizar o próprio olho humano, como a parte mais expressiva do corpo, onde todos os nossos sentimentos e emoções são projetados.



O olho grego ainda pode ser associado com outros símbolos similares como o “Olho que tudo vê”, o Olho de Hórus, e o chakra frontal também chamado de terceiro olho.





↑ VOLTAR AO TOPO ↑


Receba o nosso conteúdo direto no seu email!

↑ VOLTAR AO TOPO ↑