Saúde bucal: a forma correta de cuidar dos dentes

Saiba qual a maneira certa de cuidar da sua saúde e higiene dental.

shutterstock_129361439
Um sorriso bonito é uma qualidade que muitas pessoas buscam ter, cuidando sempre da sua saúde bucal. Mas para isso, é necessário criar uma rotina de higiene da boca, onde é feito mais do que apenas escovar os dentes rapidamente.

Primeiro,  é necessário saber se a sua boca precisa de cuidados a mais. Existem algumas condições (como gravidez, tratamentos contra câncer, doenças do coração, diabetes etc.)  que fazem com que você precise de alguns procedimentos especiais, Por isso, é importante visitar um dentista para que ele possa fazer a avaliação de forma correta, e indicar as melhores alternativas para manter a saúde dos seus dentes.

O ideal é escovar os dentes após cada refeição, mas se você possui uma vida agitada e não consegue fazer isso, então tente por pelo menos duas vezes ao dia. O resto de comida nos dentes pode fazer com que apareçam problemas como cáries, por isso é importante escová-los muito bem e sem pressa. A escova que você utiliza também influencia no resultado, portanto escolha com atenção na hora em que for comprar.

Dê preferência por utilizar pasta de dente com flúor, elas atuam com mais eficiência no combate à bactérias causadoras de cáries. Mas se você já possui este problema, então fale com seu dentista, para que ele faça o tratamento adequado para acabar com as cáries.

Pode não parecer, mas os movimentos que você utiliza para limpar os dentes também são importantes. Procure escovar os dentes de cima para baixo na arcada superior, e de baixo para cima na arcada inferior para limpar e remover as placas. É importante também fazer movimentos circulares com a escova  e também movimentando a escova para trás e para frente na coroa, parte de cima dos dentes. Isto ajuda a  remover resquicios de comida que possam ter ficado presos à sua boca. Não há a necessidade de escovar com força, pois isto pode acabar prejudicando o esmalte dos dentes.

Para finalizar, usar o fio dental é muito importante . Ele alcança lugares que a escova de dentes não consegue e remove não apenas ajuda a remover os alimentos presos  entre os dentes, como também a placa bacteriana que fica nesta região.