Dicas para evitar sofrer com a insônia

Saiba o que fazer para evitar a insônia e ter uma boa noite de sono.

shutterstock_108802712
A insônia é um problema que pode incomodar muito, principalmente no calor. Quem sofre com isso, sabe que muitas vezes, por mais que a pessoa esteja cansada, ela simplesmente não consegue dormir, e acaba ficando ainda mais cansada no dia seguinte. Para resolver esta situação, existem algumas dicas que podem te ajudar a ter uma boa noite de sono.

Antes de dormir, é comum pensar no que tem que ser feito no dia seguinte, mas para algumas mulheres essas preocupações podem acabar fazendo elas perderem o sono. Algumas pessoas ficam preocupadas com medo de esquecer de fazer tudo, para resolver isso, é indicado, antes de ir dormir,  fazer uma lista com todas as tarefas que tem que ser feitas. Essa prática evita que você esqueça alguma atividade importante e também te deixa menos preocupada.

Procure também dormir todos os dias na mesma hora, isso cria um relógio interno e faz com que seu corpo se acostume a dormir sempre no mesmo horário, evitando que a insônia te deixe acordada. Certifique-se ainda de deixar o seu quarto mais agradável. Você pode fazer isso garantindo que ele esteja com bem pouca luminosidade, com uma temperatura agradável e também sem barulhos, como o da televisão, por exemplo, pelo menos na hora de dormir.

Se a insônia é um problema comum no seu dia a dia, então talvez seja melhor evitar cochilar durante o dia. Por mais tentador que possa parecer, isso irá deixar o sono ainda mais difícil de chegar, te deixando acordada por mais tempo durante a madrugada.

Existem muitas outras formas de conseguir dormir mais fácil, estas são apenas algumas das mais indicadas para fazer com que sua noite de sono seja tranquila e que você não passe o resto do dia cansada. Mas se o problema persistir, o indicado é procurar um especialista em doenças do sono, pois a insônia, no longo prazo, pode trazer complicações para a sua saúde.