Circuito na areia: exercícios para o corpo na areia

A prática de atividades físicas na praia pode oferecer diversos benefícios para o corpo.

shutterstock_65560651

As praias são excelentes lugares para quem quer pegar um bronzeado durante os dias de folga. Mas elas também podem oferecer um ambiente muito favorável para os seus exercícios do dia a dia, fazendo com que o seu corpo fique em forma e melhorando a sua condição física.

Além dos esportes como vôlei e futebol, existem diversas atividades que podem ser praticadas na praia. A areia oferece uma superfície instável, o que é muito vantajoso para quem se exercita. Isso faz com você melhore o equilíbrio e a estabilidade do corpo durante os movimentos praticados para a malhação, e pode também fortalecer as fibras musculares e os ligamentos que envolvem as juntas. Sem contar que esta é uma forma muito eficiente para perder peso.

As atividades mais praticadas na areia são a corrida e a caminhada. Ao passar por uma praia, é muito comum ver pessoas realizando estas atividades, pois elas melhoram a circulação e o condicionamento cardiovascular. Experimente tirar alguns minutos do seu dia para andar ou correr na areia, com o passar do tempo, será possível ver todas as vantagens que isso irá trazer para o seu corpo.

Você pode também aproveitar para praticar esses exercícios na água, pois assim consegue aumentar ainda mais a resistência do seu corpo para fortalecer os músculos. Faça isso por pelo menos 5 minutos, com a água abaixo da altura dos joelhos, assim será mais difícil para mover suas pernas, o que resulta em um maior esforço e gasto calórico.

Embora estas atividades ofereçam benefícios, existem também as desvantagens. Por ser uma superfície irregular, a areia aumenta o risco de lesões. Então se você já tem algum tipo de problema físico, é importante consultar um médico para verificar se este tipo de ginástica realmente não irá lhe causar nenhum dano.

Existem algumas empresas que trabalham com circuitos na areia, disponibilizando profissionais para auxiliar em diferentes tipos de exercícios. Eles podem indicar quais as melhores atividades para você perder peso de forma saudável, sem prejudicar o seu corpo.