É possível continuar amigos após o término?

Saiba como manter a amizade com o seu ex após o fim do relacionamento.

shutterstock_95436544
Manter a amizade ou não após o término de namoro ou casamento é um dilema muito comum para os casais. Ao terminar um relacionamento, muitas pessoas não querem perder a companhia do parceiro, e por isso, resolvem manter a amizade mesmo sem ter um relacionamento amoroso. Mas existem também aqueles que acham quase impossível ser amigo do ex por diversos motivos, e preferem se distanciar. Há que se tomar muito cuidado porque, na maioria dos casos, não há consenso em relação ao fim do relacionamento.  E para quem termina é bastante cômodo manter a amizade, pois se sente menos culpado do fim da relação.  Mas para quem queria continuar como casal, manter o contato "como amigo" pode ser uma armadilha dolorosa, pois mantém uma esperança de que o outro mude de idéia, o que pode não acontecer.

Depois que a decisão de manter um vínculo de amizade está tomada, há, por vezes, a dificuldade de colocar isto em prática. Muitas vezes, as mulheres que estão decididas a manter contato após o fim do relacionamento amoroso,  não sabem muito bem como fazer isso.

Uma possibilidade fazer isso de uma forma calma, tranquila,  é por meio de uma conversa sincera. Você deve mostrar ao seu companheiro que, embora esteja terminando o relacionamento, ainda tem interesse em manter uma amizade. Se o fim do relacionamento for conflituoso, cheio de brigas, será muito difícil voltarem a ser amigos.  Talvez nem valha a pena realmente.

Após terminar um relacionamento, dê o espaço e tempo que o seu parceiro precisa.  O ideal é manter a distância por um bom tempo, para que fique realmente claro que a relação amorosa terminou. Ele provavelmente irá precisar se adaptar com a nova situação de vocês dois até voltar a conversar normalmente com você. Embora isso seja muito difícil e doloroso  para a maioria das pessoas, é um passo extremamente necessário, pois é neste período de tempo em que o seu ex irá parar de pensar em você como uma relação amorosa, para talvez  começar a ver como uma amiga. Neste período é comum o sentimento de raiva, de se sentir traído para quem queria levar o relacionamento adiante. Mas com o tempo, e com o surgimento de novos amores na vida dos dois, a possibilidade de se tornar amigos pode se tornar real.

Se vocês terminaram o relacionamento por causa de algum problema sério entre os dois, como uma traição, por exemplo, então o mais importante é o perdão. Se o seu ex namorado de traiu, mas você sente falta da companhia dele, tente conversar honestamente com ele e perdoá-lo. Assim vocês dois ficarão mais abertos para conversar normalmente outra vez e recomeçar uma amizade.

É importante não confundir os seus sentimentos. Se você realmente quer ser somente amiga dele, então não tente nenhum tipo de reaproximação amorosa, ainda mais se for um caso para apenas uma noite. Isso pode ferir os sentimentos da outra pessoa e estragar todas as suas tentativas de manter a amizade após o término do namoro.